terça-feira, 26 de março de 2013

Gratidão por ser esposa

Depois de algumas semanas nos reunindo e sentindo muito calor (rs!), Deus resolveu nos presentear, nessa última quarta-feira, com um clima ameno, bem gostoso durante nossa reunião.

E, para começar bem esse post, queremos agradecer a Deus pela volta da Dulce! Ela e seu marido, Paulo Sant'Anna, passaram alguns dias no Nordeste. Durante a semana Paulo ministrou aulas de mestrado no PV-Nordeste e Dulce pode ter um tempo com as alunas e esposas de missionários. No fim de semana eles foram para Recife, onde fizeram uma Conferência.


Após as notícias da viagem da Dulce, nossas amigas Ruth e Mari nos conduziram a um período de cânticos. Com as músicas "Quebrantado" e "Grande é o Senhor" tivemos a oportunidade de, com nossas vozes, dizer a Deus que temos sido quebrantadas pelo amor dEle, que confiamos nEle e que somos muito gratas pela obra dEle em nossas vidas. Nos ajude, Senhor, a valorizarmos tudo o que temos e somos diante de Ti!

No momento de oração nossas queridas Aline e Letícia nos pediram para que, uma a uma, falássemos um motivo de gratidão em relação ao nossos maridos. Depois que cada uma falou, nos dividimos em grupos para agradecermos a Deus pela vida deles e também saímos com a tarefa de dizer, no mesmo dia, aos nossos maridos o nosso motivo de gratidão.

Assim que terminamos de orar, D. Mary-Ann passou a palavra para a convidada do dia: a missionária Adélia! Ela foi aluna casada há 14 anos e hoje, juntamente com seu marido, Marcos José, e seus quatro filhos são missionários da MEVA (Missão para Evangelização da Amazônia) e trabalham entre os índios. Esse ano eles estão como Missionários em Residência, aqui no SBPV.

Adélia começou o seu estudo fazendo uma dinâmica para saber se conhecíamos algumas esposas relatas na Bíblia. Utilizando o texto bíblico de Gênesis 1.27,31, ela nos disse que o infinito amor de Deus também foi manifesto no ato da criação da mulher para ser esposa (Eva já nasceu esposa!).



"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia." (Gn 1.27,31)

Hoje em dia, algumas mulheres não desejam ser esposas, pois tem dado ouvidos à diversas mentiras que Satanás conta sobre isso. O único motivo para não ser esposa é a vontade de Deus para servir ao Reino. Portanto, se Deus nos fez esposas - seres iguais em essência, mas com necessidades diferentes para completar o marido -  é porque é muito bom e devemos ser gratas por isso. Como é precioso ser esposa!

Ela também nos disse alguns privilégios que temos, sendo esposas:

1- Somo exclusividade em algumas áreas:

  • Companhia;
  • Cumplicidade;
  • Área espiritual (levá-lo para mais perto de Deus; 1Pe 3.1-4);
  • Submissão;
  • Área sexual (apenas nós somos autorizadas por Deus para satisfazê-lo);
  • Paternidade: daremos, se Deus permitir, filhos aos nossos maridos.

2- Homem e mulher se juntam e podem servir a Deus de forma completa:

  • Formamos uma equipe mista (Gn 1.27);
  • Uma equipe indissolúvel (Mt 19.6);
  • Somos de igual valor, porém com funções diferentes (1Pe 3.7);
  • Juntos, aumentamos nossa esfera de alcance no ministério.

3- Servimos como ilustração

  • Deus nos usa, como marido e esposa, para ilustrar às nossas igrejas como Deus espera que elas se relacionem com Cristo (Ef 5.22-24). Isso, ao mesmo tempo que é uma grande responsabilidade, também é uma grande bênção!

E, para terminar bem esse post, gostaria de dizer que, enfim, nossa querida Tini (esposa do Alex Sandro, 3º ano), nessa segunda-feira (25/03), deu à luz ao Lucas! Louvamos a Deus, pois está tudo bem com a mamãe Tini, o Lucas, o papai Alex e a Clarinha, e o nosso pedido é para que Ele continue usando essa família. Nossa família SBPVense está aumentando... Amamos vocês!




Fique com o restante de nossas fotos clicando aqui!

Um beijo, um abraço e até o próximo post.








sábado, 16 de março de 2013

Gratidão por ser missionária


Mais uma quarta-feira linda! Mais um dia que o Senhor nos deu para louvarmos o Seu nome. Ele tem sido muito cuidadoso conosco, por isso nos ajuntamos para engrandecê-lo!

Com a sala toda enfeitada com motivos infantis demos início ao chá-de-bebê do Lucas e de sua mamãe, Tiny. Nossas queridas Thaís e Mari nos conduziram a um tempo de perguntas sobre a mamãe e também sobre gravidez em geral (Ai, que difícil!). Todas nós respondemos a oito perguntas e, ao final, quem acertou mais, ganhou um prêmio.

         





         


Nós também tivemos nosso momento de louvor conduzido pela Ruth e Regiane e, através da música “Nas alturas do céu” dissemos a Deus que, por TODA eternidade, Ele será coroado, exaltado e magnificado com louvor. Como é maravilhoso sermos filhas desse grande Deus!

Após o louvor, Letícia e Aline deram início ao nosso momento de oração, que foi um pouco diferente. Ele foi, exclusivamente, para as nossas amigas grávidas compartilharem seus pedidos. E, depois de duas orações, d. Mary-Ann passou a palavra à nossa convidada do dia, a missionária Zeza.

Primeiro Zeza nos contou um pouco do seu testemunho, desde a conversão, tempo no SBPV, casamento, passando pelo tempo em que o marido pastoreou uma igreja em Campinas, depois a Igreja Evangélica Congragacional Atibaiense (IECA) até quando Deus os chamou para o campo missionário. Disse que em 2006 foi conhecer a África com seu marido, Toti, e, em setembro de 2009, foram definitivamente para Maputo, capital de Moçambique, onde servem a Deus até hoje no Acampamento Palavra da Vida.

Ela também nos disse que, quando Deus confirmou o chamado, Ele mesmo tocou em seu coração para que ela não resistisse a ele. E, assim como Deus chamou pessoas no Antigo Testamento, prometeu que seria com eles e cumpriu Suas promessas (Abraão, Moisés, Josué), Zeza se tranquilizou, pois com ela não seria diferente.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (MT 28.19,20), e, por isso ela é grata, pelas promessas cumpridas da presença de Deus!

Após seu testemunho, nossa querida convidada nos orientou sobre algumas coisas que devemos ter para ir para o campo missionário:

Acróstico feito pela Zeza com a palavra que é o tema do ano: Gratidão

Após o estudo tivemos uma gostosa Social para agradecermos a presença da Zeza e comemorarmos, não só o chá-de-bebê do Lucas, mas também o aniversário de nossa querida amiga Thaís. Que Deus continue abençoando sua vida, Thaís, e que você seja sempre usada por Ele.



Nossa querida Dulce não pode estar presente nessa quarta, pois está em Recife com seu marido, Paulo Sant'Anna, ministrando em uma Conferência de Famílias. Que Deus os use!

Fique com o restante de nossas fotos clicando aqui!

Um beijo, um abraço e até o próximo post.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Gratidão por ser mulher


"Nosso Deus é soberano, Ele reina, antes da fundação do mundo!"

Foi com essa música, conduzidas pelas queridas Ruth, Mariana e Regiane, que iniciamos a reunião dessa semana. Após essa música fizemos a leitura do Salmo 113 e também cantamos a música "Seja engrandecido". "Gratidão" tem sido o tema desse ano e nada melhor do que, desde o início, começarmos a agradecer e engrandecer o nome do nosso maravilhoso Deus.

Depois do momento de louvor fomos levadas ao o quintal da D. Mary-Ann para fazermos uma dinâmica com o objetivo de descobrirmos nossas duplas de oração do semestre. Após uma breve meditação nos Salmos 66 e 106, Aline e Letícia nos desafiaram a pensar em uma pergunta: Quanta disposição existe em nosso coração para agradecer a Deus em oração e louvor?


Ao voltarmos para a sala, nossa querida Cindy Cox (esposa do Davi Cox Jr. e nora de D. Mary-Ann) nos conduziu ao estudo. Ela nos fez pensar sobre alguns detalhes que são motivos de agradecimento e que, por vezes, nos esquecemos deles como, por exemplo: as batidas do coração, nossa respiração, o trabalho do rins, as células da pele, etc. 

"Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." (Salmos 139.13-14)

Nós, como mulheres, temos também outros motivos para agradecer a Deus:
1- Deus nos criou para sermos o complemento do homem (Gn 2.28), portanto, somos presentes de Deus para nossos maridos;
2- Somos mais frágeis;
3- Possuímos mais gordura no corpo, mas isso nos ajuda a preparar o "ninho" para o bebê, durante a gestação, e também a amamentá-lo;
4- Temos menos pelos;
5- Somos, em geral, mais baixas;
6- Todos os meses passamos pela TPM e menstruação e isso é fundamental para as gestções;
7- Somos mais comunicativas e gentis;
8- Temos o privilégio de poder gerar vidas, etc.



Enfim, somos semelhantes aos homens mas completamente diferentes, por isso devemos ser gratas, aceitar nossas diferenças e deixar que Deus trabalhe em nós e nos use conforme o desejo dEle.

"Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!" (Nm 11.4b-6)

Assim como o povo de Israel demonstrava ingratidão a Deus e reclamava da comida que Ele dava, milagrosamente, todos os dias, e a comparava com a que eles comiam quando eram escravos no Egito, nós também, muitas vezes, reclamamos da vida que Deus nos dá como mulheres. "Nós perdemos o privilégio de adorar a Deus quando não somos gratas a Ele por ter nos feito mulheres", disse Cindy.

Mas, atenção! Além dos muitos privilégios que temos por sermos mulheres, também temos nossas responsabilidades, as quais Deus mesmo nos confiou e não podemos negligenciá-las.

Para terminar, Cindy nos deu algumas dicas para vivermos melhor:
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Comer de forma saudável;
- Tomar remédios quando for necessário;
- Cuidar da nossas rotina;
- Dormir bem;
- Cultivarmos hábitos emocional e espiritualmente saudáveis, e termos;
- Autocontrole.

Deus nos ama e tem um plano maravilhoso para nós, como mulheres. Só nos resta estarmos disponíveis a abertas para tudo aquilo que Ele deseja realizar em e através de nós.

E, para completar o post de semana passada, a foto das nossas grávidas!

Da esquerda para a direita: Tiny, Roberta, Vivian, Regiane e Grazy.
Que nosso Deus abençoe a gravidez de vocês e que essas crianças possam ser benção, não só para a família mas, principalmente, para o Reino!

Fique com o restante de nossas fotos clicando aqui!

Um beijo, um abraço e até o próximo post.



segunda-feira, 4 de março de 2013

Primeira reunião do semestre

No dia 27 de fevereiro, quarta-feira (Isso mesmo, você não leu errado! Houve uma mudança e, a partir desse ano, nossas reuniões serão realizadas às quartas...) tivemos nossa primeira reunião Tito II de 2013. Que alegria poder voltar ao seminário, à rotina de afazeres, mas, principalmente, poder retornar a essa reunião tão aconchegante e gostosa!


Depois de uma temporada na casa da nossa querida Dulce, esse semestre voltamos à ter nossos encontros na casa da nossa, também querida, D. Mary-Ann. E, como de costume, D. Mary-Ann apresentou às novas, e relembrou às veteranas, dois companheiros quase que inseparáveis das mulheres nessas reuniões: o sino, já que quando estamos juntas queremos conversar muito (rsss) e a caixinha de lenços, pois somos mulheres e nossas emoções são demais!



Após as devidas apresentações, fomos levadas até o quintal para participarmos de uma dinâmica. Em círculo, D. Mary-Ann nos entregou um pirulito e pediu para que segurássemos ele com uma de nossas mãos e esticássemos o braço. Sem dobrá-lo, ela pediu para que tirássemos a embalagem do pirulito. Até aí, tudo certo! Depois ela nos pediu para que, ainda sem dobrar o braço, colocasse-mos o pirulito em nossas bocas. Agora sim surgiu um problema! Como fazer isso sem dobrar o braço??? Mas logo veio a solução: se uma colocasse o pirulito na boca da outra, certamente conseguiríamos resolver o problema. E assim fizemos!

D. Mary-Ann usou essa dinâmica para nos mostrar que, nem sempre, vamos conseguir fazer as coisas sozinhas  e que não é preciso ter vergonha de pedirmos ajuda uma a outra. Pelo contrário, é um privilégio viver na comunidade SBPVense podendo ajudar e também ser ajudada. Ela também nos incentivou fortemente a fazermos amizades, a estreitarmos os laços umas com as outras.

Passada a dinâmica voltamos para a sala e tivemos a oportunidade de conhecer as novatas em nossa reunião, através do famoso "PERFIL". Da esquerda para a direita, são elas:




- Mara Daniela (Dani): esposa do Aurino; são missionários em treinamento para o PV - Moçambique, tem um casal de filhos (Timóteo e Ester) e moram no CN2;

- Otília: esposa do Gune; são de Moçambique, tem duas filhas (Priscila e Eunice) e moram no CN 1;

- Fernanda: esposa do Diego (aluno do 1º ano); não tem filhos e moram em uma das casas do Sr. Ari;

- Andréa: esposa do Levi (aluno do 1º ano); não tem filhos e moram no prédio Ipiranga;

- Uliane: esposa do Evandro (aluno do 4º ano); não tem filhos e moram no prédio Ipiranga.

O tema do semestre será "Gratidão", por isso, nosso primeiro estudo, ministrado por D. Mary-Ann, também foi sobre esse tema.

"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos." (Filipenses 4.4)

Paulo, quando escreve para a igreja em Filipos, recomenda diversas vezes à igreja que ela seja alegre. Render ações de graças a Deus é muito importante e deve ser algo praticado a todo tempo em nossas vidas, pois, na maioria das vezes, a gratidão não vem naturalmente.

É difícil sermos gratas a Deus quando as coisas não vão bem, mas algo que pode nos ajudar é não tentar mudar as circunstâncias, mas a forma de pensar em relação a elas. Todos os dias devemos pedir a Deus que abra nossos olhos para aquilo que acontece ao nosso redor, para podermos enxergar motivos de gratidão. Certamente teremos MUITO a agradecê-Lo, pois é Ele mesmo quem escolheu cada coisa que temos e vivemos aqui no Seminário. E Ele continuará escolhendo!

Fomos incentivadas também a fazermos uma lista de gratidão com, no mínimo, 1000 motivos. Como é bom render graças a esse Deus maravilhoso que nos tem abençoado tanto!!!

E, por falar em gratidão, somos muito gratas a Deus por todas as mulheres grávidas: Vivian (esposa do Oscar), Tiny (esposa do Alex Sandro), Grazy (esposa do Iesley), Roberta (esposa do Eliel) e Regiane (esposa do Werner). Louvamos a Deus, desde já, por todos esses bebês que, logo logo, estarão em nosso meio!

Como em toda primeira reunião, também fizemos a nossa divisão de tarefas para o semestre:
- Louvor: Ruth e Regiane
- SOS: Thaís e Márcia
- Oração: Letícia e Aline
- Fotografia: Auriane e Iêssa
- Mural: Iêssa
- Blog: eu, Larissa Svensson
- Limpeza: Fabíola
- Sociais: Mariana, Dani e Vanessa

Para terminar a reunião fomos agraciadas com um delicioso momento de comunhão, com direito a ponche, doces e salgados preparados com muito carinho por nossas queridas, Dulce e D. Mary-Ann.

Há, mais ou menos, 27 anos Deus tem abençoado mulheres através dessas reuniões e temos a certeza de que esse ano não será diferente. Que Deus nos ajude a aproveitar esse presente que Ele mesmo tem nos dado por sermos alunas casadas!


Fique com o restante de nossas fotos clicando aqui!

Um beijo, um abraço e até o nosso próximo post.